Brasília comemora este ano 60 anos de idade. Uma jovem idosa que tem muita história para contar. Tem a mesma idade um monumento erguido em 1960 e inaugurado pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Fica na Praça Portugal, junto à Embaixada de Portugal e foi instalado no seu pedestal para comemorar os 500 anos da morte do Infante Dom Henrique. É em homenagem a ambos, a Brasília e ao Infante, que publico este texto. Filho, irmão e tio de reis portugueses por parte de pai, bisneto e sobrinho de reis ingleses por parte de mãe, nomeado pelo seu próprio pai, governador de Ceuta aos 20 anos de idade, nomeado pelo Papa Leão X governador e administrador da poderosa Ordem de Cristo aos 26 anos de idade, este príncipe piedoso, casto e austero, educado na mais pura tradição clássica e cavalheiresca, desenvolveu uma curiosidade sem limites em relação a tudo o que a época em que viveu oferecia de inédito e heroico, para chegar finalmente ao que hoje consideramos de mais degradante: a escravatura negra ...
Reflexões