Esta semana, um amigo meu que leu um texto que escrevi comemorando os 60 anos de Brasília, ligou-me para dizer o seguinte: - ”João, toma cuidado, você está se expondo. Adorei o seu texto mas você deixa muito claras as suas convicções. Nos tempos que correm você não deveria ser tão transparente. Isso pode te trazer problemas.” - Como assim? Quais problemas? O que está acontecendo? Indaguei eu. Ele continuou: “você tem responsabilidades, você tem família, você se coloca nitidamente contra a ordem estabelecida. Isso não é bom. Já aconteceu. Na época do regime militar. As pessoa sumiam sem aviso. De repente. Com o confinamento estamos muito fragilizados. Podem chegar em tua casa e te levar”… Fiquei assustado. Perguntei: mas você sabe de algum caso concreto? De alguém que tenha sido preso? Com esse tresloucado de Bolsonaro no poder, nunca se sabe… Ele disse-me que não, que o Bolsonaro é gente boa, que é um excelente presidente, que só estava me alertando porque achava melhor eu não ar...
Reflexões